O TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) é uma modalidade de ansiedade crônica, que acarreta ao portador vários comportamentos, rituais e pensamentos que se repetem. Esses padrões repetitivos costumam causar angústia e inquietação, e, sem o tratamento adequado, o indivíduo não consegue controlá-los.
Dessa forma, a ansiedade se agrava e o indivíduo sente mais alívio à medida que os repete.
Neste post você saberá:
Quando o TOC se Manifesta?
O período mais comum onde o indivíduo começa a apresentar os primeiros sintomas pode ser na infância ou adolescência. De toda forma, como condição médica ou psicológica, só costuma ser diagnosticado na vida adulta, uma vez que, segundo os preceitos da psicologia ou da psiquiatria, tais quadros só podem ser diagnosticados na vida adulta.
Isso é importante para a confiabilidade do diagnóstico e para que as crianças ou adolescentes sejam avaliados de forma ética, evitando que sofram ou passem por tratamentos medicamentosos desnecessários e/ou equivocados, além do risco de estigmatização social e/ou bullying numa idade precoce.
Nos casos mais agravados, o TOC gera várias mudanças na forma que o indivíduo pensa, se comporta e processa suas emoções. Por esse motivo, pode comprometer negativamente suas relações afetivas, sociais e profissionais, prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida.
Quais os Principais Tipos de TOC?
- TOC de acumulação: dificuldade excessiva em se desfazer de objetos;
- TOC de simetria e ordem: ligado a organização de móveis e objetos de forma simétrica;
- TOC de contaminação: medo exagerado de germes e doenças;
- TOC alimentar: consumo de grande quantidade de comida para alívio do estresse e ansiedade;
- TOC de verificação exagerada: análise repetitiva de uma ação devido ao medo de algo dar errado;
- TOC de evitação e crenças: medo excessivo de que algumas ações possam mudar o curso da vida;
- TOC de autoafirmação de imagem: distorção da imagem que leva a realização de inúmeros procedimentos estéticos e/ou arrumação excessiva;
- TOC de contagem compulsiva: realização de contagens excessivas devido a pensamentos intrusivos;
- TOC de pensamentos intrusivos e compulsivos: ocorrência de pensamentos negativos e indesejáveis, podendo levar ao medo, revolta e/ou angústia.
O Diagnóstico do Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Para proceder o correto diagnóstico desse transtorno, é necessária a avaliação clínica, por meio da descrição de comportamentos e de sintomas disfuncionais.
Boa parte das vezes, quando isso ocorre, algumas compulsões e obsessões já estão provocando influências negativas no cotidiano e atividades dos indivíduos, como sofrimento emocional, mental, físico e queda da produtividade. Isso, pode afetar também seus familiares.
ESTÁ SOFRENDO COM ALGUNS DESSES SINTOMAS OU CONHECE ALGUÉM QUE ESTEJA PASSANDO POR ESSAS SITUAÇÕES?
ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO WHATSAPP PARA AGENDARMOS SUA SESSÃO DE PSICOTERAPIA!
Imagens: freepik