A diminuição ou ausência de socialização, as perdas de entes familiares queridos sem espaço adequado sequer para elaborar o luto por despedida velada, as instabilidades no campo profissional, o medo e outras tantas questões delicadas que foram trazidas pela Pandemia da Covid-19, impactaram emocionalmente e em alguns casos, brutalmente os níveis de estresse e sofrimento psicológico da população mundial. Sem dúvida que nós, profissionais da saúde, notamos o aumento expressivo nos casos de depressão, em suas formas leves, moderadas e graves, bem como de ansiedade e de vários transtornos variados, aumento nas ideações suicidas e nos casos de suicídio concreto.
Nas sessões de Psicoterapia, é possível correlacionar que muitos dos casos de lapsos de memória, depressão e ansiedade podem estar relacionados às sequelas decorrentes da Covid-19.
Muitos pesquisadores tem se dedicado a estudar de forma aprofundada esse assunto. Destacaremos aqui, dentre as mais de 100 pesquisas relacionadas à Covid-19 conduzidas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que alguns grupos se dedicam a estudar o impacto e os efeitos da pandemia na saúde mental da população. O isolamento social, a perda da rotina pré-pandemia e o medo de ser acometido pela doença e seus possíveis agravamentos, levaram algumas pessoas a desenvolverem sintomas relacionados à depressão e ansiedade, por exemplo.
É imprescindível cuidar dos impactos psicológicos e emocionais acarretados por esta grave condição. Procurar um psicólogo (a), pode fazer toda a diferença para melhorar as condições de ressocialização e aumento da qualidade de vida e saúde mental de todos nós.
VAMOS MARCAR SUA SESSÃO DE PSICOTERAPIA?
ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO WHATSAPP E VAMOS CUIDAR DA SUA SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL.
Imagens: freepik
