Depressão – Verdades e Mitos

     A maioria das pessoas pensam que quando alguém sofre com depressão, estamos falando somente sobre uma pessoa que vive triste, chorando, que não quer fazer as atividades cotidianas, não sai da cama, não toma banho ou nem consegue mais sair de casa. Em casos severos, isso é uma realidade.

     Mas isso nem sempre é uma realidade unânime. Devemos entender que há pessoas que trabalham, encontram com amigos, parecem se divertir e manter um círculo de convivência social aparentemente estável. No entanto, muitas dessas pessoas, em alguns momentos de seus dias, passam por episódios de profunda tristeza e desânimo, que podem variar entre sintomas leves, moderados ou mesmo graves. E, muitas vezes, as pessoas que estão em sua volta não percebem tais sofrimentos.

     Por isso, vou destacar aqui, alguns tipos de depressão, com o intuito de que possamos identificar alguns sinais e sintomas, caso estejam ocorrendo com pessoas próximas a nós, e ainda, para chamar sua atenção, caso você perceba sinais parecidos com estes ocorrendo com você mesmo.

Depressão Clássica/Transtorno Depressivo Maior

     Os indivíduos que sofrem essa condição costumam apresentar os sinais mais clássicos e conhecidos da doença: tristeza profunda, apatia, isolamento, perda de motivação para atividades cotidianas (mesmo aquelas que antes lhe eram prazerosas), perda ou ganho de peso, insônia. A ideação suicida ou tentativa se suicídio pode ocorrer também.

Transtorno Afetivo Sazonal

     Como o próprio termo indica (Sazonal = mudança com a época do ano), neste tipo de depressão, a pessoa passa por mudanças de humor e comportamento em virtude de alterações climáticas e de estímulos da natureza.

     Normalmente, os sintomas começam a surgir à medida que os dias vão ficando mais curtos no outono ou no inverno, e o sol se põe mais cedo, acarretando diminuição da exposição à luz natural solar.

uma mulher, gritando, segurando um papel com o desenho de um smiles sorridente e outro, com raiva

Dessa forma, podemos dizer que nesses casos, os sintomas depressivos estão relacionados às mudanças naturais e climáticas às quais as pessoas estavam acostumadas. O sol estimula a produção de melanina e serotonina, que, em certas quantidades diárias, aumentam a sensação de prazer e satisfação.

     Portanto, não é incomum que as pessoas possam apresentar maiores sinais de tristeza nas estações mais frias do ano.

Depressão Pré-Menstrual

     Também conhecida como “Desordem Disfórica Pré-Menstrual, este tipo de depressão pode acometer mulheres nos períodos da TPM (Tensão Pré-Menstrual), causando sintomas como tristeza, isolamento, irritabilidade, incapacidade para tarefas e ansiedade.

Depressão Pós-Parto

     A DPP – Depressão Pós-Parto, costuma acometer mulheres durante os primeiros até os 12 meses do nascimento do bebê. A mulher pode apresentar tristeza, cansaço extremo, ter sentimentos confusos sobre si mesma, sobre o bebê e as outras pessoas à sua volta.

Depressão Psicótica

imagem de uma mulher com uma projeção de espirais sobre ela

Para algumas pessoas que sofrem grave e frequentemente com os sintomas dos diferentes tipos de depressão mencionados acima, é possível o desenvolvimento de quadro de depressão psicótica, condição onde o indivíduo pode sofrer de delírios, alucinações visuais ou auditivas, perda parcial ou total do senso de realidade.

Daí, mais um motivo importante para tratarmos a depressão com a atenção cuidadosa e responsável que esse quadro requer.

JULGAR UMA PESSOA DEPRESSIVA, DIZENDO QUE ELA É FRACA, INFANTIL OU PREGUIÇOSA É UM ERRO GRAVÍSSIMO, QUE INFELIZMENTE TEM LEVADO MUITAS PESSOAS AO AGRAVAMENTO DE SUA CONDIÇÃO MENTAL E AO SUICÍDIO.

NOSSA COMPREENSÃO E EMPATIA PODEM AJUDAR A SALVAR VIDAS!

VOCÊ SOFRE COM SINTOMAS DEPRESSIVOS OU CONHECE ALGUÉM QUE APARENTEMENTE ESTEJA EM DEPRESSÃO?

ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO WHATSAPP PARA AGENDARMOS SUA SESSÃO DE PSICOTERAPIA!

Imagens: freepik

 

Deixe um comentário

Importante: Este serviço não é para crises suicidas imediatas. Em caso de emergência, ligue para o CVV (188) ou procure um hospital.

Quer saber mais sobre como a PsiqueCare pode te ajudar a dar o primeiro passo em direção ao seu bem-estar?

Agende seu bate-papo gratuito no link de WhatsApp abaixo!

© 2025 PsiqueCare

Política de Privacidade