Nós sabemos que os relacionamentos entre pessoas, de qualquer tipo que sejam, nunca são como nos contos de fadas. Quando pensamos em casais, para momentos em que as crises e conflitos se tornam frequentes e parecem intermináveis, a Terapia de Casal pode ser uma opção muito acertada, evitando as separações ou a permanência numa relação desgastada, criando condições para que o casal se fortaleça, se reinvente e dê um significado mais saudável ao seu relacionamento.
Várias são as motivações que poderíamos citar como prejudiciais às relações afetivas: problemas financeiros, no trabalho, com os filhos, traições, uso ou abuso de álcool e drogas por um dos membros ou ambos, seriam algumas questões a mencionar. Quando estas problemáticas se tornam muito intensas, frequentes e “acaloradas”, o casal pode perder gradativamente a capacidade ou propriamente o desejo em dialogar, abrindo um espaço perigoso para instalação das crises, que podem ser recorrentes, frequentes ou até permanentes, acarretando afastamento ou a separação.
Na psicoterapia de casal, os dois são acolhidos em um espaço onde prevalece a neutralidade. O psicólogo (a), é um facilitador, e ao mesmo tempo em que escuta, reflete e estimula o casal a adotar novas condutas, que sejam positivas ao diálogo e ao relacionamento.
A terapia normalmente é tranquila, cada um dos cônjuges é estimulado a falar conforme estabelece uma confiança maior com o psicólogo. Discussões também podem acontecer entre os casais durante as sessões, mas o psicólogo está preparado para atuar numa mediação tranquila e sem qualquer tipo de julgamento!
Normalmente, proponho uma sessão semanal, o que é muito eficaz, mas se houver especificidades de qualquer ordem por parte do casal, vamos dialogar para realizar as sessões conforme a demanda de cada caso.
Seu relacionamento está passando por uma crise? Isso te traz angústia e sofrimento?
Entre em contato comigo pelo WhatsApp e agende sua Sessão de Terapia de Casal e juntos, vamos procurar caminhos para melhorar a harmonia, o diálogo e a convivência no seu relacionamento.
Imagens: freepik
